terça-feira, 15 de março de 2011

Gishin Funakoshi Criador do estilo Shotokan

Gishin Funakoshi (em japonês: 船越 義珍, Funakoshi Gishin?) foi um mestre de Okinawa-te, nascido em Oquinaua no ano de 1868. Foi o principal divulgador da arte marcial pelo arquipélago japonês. Deixou como legado, além do caratê mundialmente conhecido, dois estilos, Shotokan e Shotokai[1]. Falaceu em 1957.

Biografia

No dia 10 de novembro de 1868, nasceu na cidade de Shuri, na ilha de Oquinaua, Gishin Funakoshi. Foi um parto difícil, com o rebento nascento prematuramente. Tratava-se, pois, até por decorrência do nascimento conturbado, de uma criança com a saúde fágil. Logo, Funakoshi foi encaminhado para morar com os avós.
Em 1890, completando doze anos de idade, por ideia de seu avô, Gisu Tominakoshi, Gishin Funakoshi começa a treinar tode com o mestre Anko Asato, do estilo Shuri-te. Porque era uma criança com saúde débil, o avô de Funakoshi vai até o mestre e entrega carta de recomendação do menino. A ideia foi apoiada pelo médico da família, Tokashiki.
Em 26 de abril de 1957, faleceu Gichin Funakoshi.

 Contribuições

O mestre Funakoshi acreditava que o karatê seria uma arte marcial única, cuja linhagem poderia ser restreada conforme sua evolução ocorreu. Assim, ele enxergava as variações de estilo como variações da forma de ensinar a arte marcial. Este era um pensamento que era comungado por outros mestres, que relutavam em reconhecer um estilo próprio, como o mestre Kenwa Mabuni.
Ele planeou o seu sistema da caratê para refletir suas ideias, isto é, o caratê deveria formar o praticante de forma completa, como atleta, como pessoa e como cidadão. Por consguinte, ao nome do caratê foi adicionada a partícula — dô —, significando caminho.
Funakoshi travou intensa troca de conhecimentos com vários mestres (de várias escolas, estilos e artes marciais), com os quais buscou reunir-se. Da amizade com Jigoro Kano resultou a ampla divulgação do tode por todo o Japão. Com Funakoshi, e no fito de difundir sua arte marcial, consolidou-se a alteração do nome de tode/okinawa-te para karate/karatedo, que ajudou a romper limites e superar preconceitos.

Mestre Funakoshi executando o kata Kanku-dai
O mestre também alterou os nomes tradicionais (em chinês ou oquinauense) de vários katas, para nomes japoneses. Dessarte, Kushanku tornou-se Kanku; Wanshu, Enpi; Rohai, Meikyo... Os kihons também passaram a ter nomes padronizados em japonês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário