terça-feira, 15 de março de 2011

Karate Shotocan

A Origem do Tigre Shotokan
Se nos depararmos, pelo menos os praticantes de karaté shotokan, com o símbolo do tigre reproduzido na imagem acima, logo reconhecemos que é o tigre do estilo Shotokan.
Tal como alguns de vós, já me interroguei sobre a origem deste símbolo, daí ter pesquisado na Internet sobre a sua origem e significado.
Segundo as referências encontradas, o tigre foi pintado por um grande artista japonês, Hoan Kosugi. Este artista é considerado um dos maiores impulsionadores do karaté no Japão, tendo sido uma das pessoas que convencerão o mestre Funakoshi a transmitir os seus conhecimentos sobre esta arte.
Hoan Kosugi não só convenceu o mestre Funakoshi a ensinar Karaté, mas também o levou a escrever um livro para que deste modo os seus conhecimentos ficassem registados. É na sequência deste livro, “Karate-Do Kyohan”, que Kosugi pinta o tigre [Toro (tigre) No Maki (rolo ou enrolado)], o qual é oferecido ao grande mestre para servir de ilustração na capa do seu livro representando força e coragem.
Para finalizar as letras junto à cauda do tigre, que muitos se interrogam sobre o seu significado, são a assinatura do artista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário