terça-feira, 15 de março de 2011

Gishin Funakoshi Criador do estilo Shotokan

Gishin Funakoshi (em japonês: 船越 義珍, Funakoshi Gishin?) foi um mestre de Okinawa-te, nascido em Oquinaua no ano de 1868. Foi o principal divulgador da arte marcial pelo arquipélago japonês. Deixou como legado, além do caratê mundialmente conhecido, dois estilos, Shotokan e Shotokai[1]. Falaceu em 1957.

Biografia

No dia 10 de novembro de 1868, nasceu na cidade de Shuri, na ilha de Oquinaua, Gishin Funakoshi. Foi um parto difícil, com o rebento nascento prematuramente. Tratava-se, pois, até por decorrência do nascimento conturbado, de uma criança com a saúde fágil. Logo, Funakoshi foi encaminhado para morar com os avós.
Em 1890, completando doze anos de idade, por ideia de seu avô, Gisu Tominakoshi, Gishin Funakoshi começa a treinar tode com o mestre Anko Asato, do estilo Shuri-te. Porque era uma criança com saúde débil, o avô de Funakoshi vai até o mestre e entrega carta de recomendação do menino. A ideia foi apoiada pelo médico da família, Tokashiki.
Em 26 de abril de 1957, faleceu Gichin Funakoshi.

 Contribuições

O mestre Funakoshi acreditava que o karatê seria uma arte marcial única, cuja linhagem poderia ser restreada conforme sua evolução ocorreu. Assim, ele enxergava as variações de estilo como variações da forma de ensinar a arte marcial. Este era um pensamento que era comungado por outros mestres, que relutavam em reconhecer um estilo próprio, como o mestre Kenwa Mabuni.
Ele planeou o seu sistema da caratê para refletir suas ideias, isto é, o caratê deveria formar o praticante de forma completa, como atleta, como pessoa e como cidadão. Por consguinte, ao nome do caratê foi adicionada a partícula — dô —, significando caminho.
Funakoshi travou intensa troca de conhecimentos com vários mestres (de várias escolas, estilos e artes marciais), com os quais buscou reunir-se. Da amizade com Jigoro Kano resultou a ampla divulgação do tode por todo o Japão. Com Funakoshi, e no fito de difundir sua arte marcial, consolidou-se a alteração do nome de tode/okinawa-te para karate/karatedo, que ajudou a romper limites e superar preconceitos.

Mestre Funakoshi executando o kata Kanku-dai
O mestre também alterou os nomes tradicionais (em chinês ou oquinauense) de vários katas, para nomes japoneses. Dessarte, Kushanku tornou-se Kanku; Wanshu, Enpi; Rohai, Meikyo... Os kihons também passaram a ter nomes padronizados em japonês.

karate curiosidade

                              Karate

Karate ou karate-do é uma forma de budo (caminho do guerreiro). Arte marcial japonesa que tem a sua origem em Okinawa e foi introduzida nas principais ilhas do arquipélago japonês em 1922. O Karate enfatiza as técnicas de ataque (i.e. socos e pontapés) ao invés das técnicas de luta corpo-a-corpo.
A prática do Karate pode ser dividida em três partes principais: kihon, kumite e kata.
Kihon é o estudo dos movimentos básicos.
Kumite significa luta e pode ser executada de forma definida ou de forma livre (randori).
Kata significa forma e é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em sequências fixas de movimentos.

História

Originalmente a palavra karate era escrita com os ideogramas (Tang e mão) referindo-se a dinastia chinesa Tang ou, por extensão, mão chinesa reflectindo a influência chinesa neste estilo de luta. Actualmente o significado mais comum destes ideogramas é o de mão vazia. Karate-do significa portanto caminho da mão vazia. O karate é provavelmente uma mistura de uma arte de luta chinesa levada até Okinawa por mercadores e marinheiros da província de Fujian com uma arte própria de Okinawa. Os nativos de Okinawa chamam este estilo de te, mão. Os estilos de karate de Okinawa mais antigos são o Shuri-te, Naha-te e Tomari-te, assim chamados de acordo com os nomes das três cidades em que eles foram criados.
Em 1820 Sokon Matsumura fundiu os três estilos e deu o nome de shaolin (em chinês) ou shorin (em japonês), que são as diferentes pronúncias dos ideogramas (pequeno e bosque). Entretanto os próprios estudantes de Matsumura criaram novos estilos adicionando ou subtraindo técnicas ao estilo original. Gichin Funakoshi, um estudante de um dos discípulos de Matsumura, chamado Anko Itosu, foi a pessoa que introduziu e popularizou o Karate nas ilhas principais do arquipélago japonês.
O karate de Funakoshi originou-se da versão de Itosu do estilo shorin-ryu de Matsumura que é comumente chamado de shorei-ryu. Posteriormente o estilo de Funakoshi foi chamado por outros de shotokan. Funakoshi foi o responsável pela mudança na forma de escrever o nome desta arte marcial. Sendo esta a forma que encontrou para que o karate fosse aceito pela organização de budo Dai Nippon Butokai, já que numa época de ascensão do nacionalismo japonês era importante não fazer com que o Karate parecesse uma arte de origem estrangeira, como a maneira antiga de escrever implicava.
O karate foi popularizado no Japão e introduzido nas escolas secundárias antes da Segunda Guerra Mundial.
Como muitas das artes marciais praticadas no Japão, o Karate fez a sua transição para o karate-do no início do século XX. O do em karate-do significa caminho, palavra que é análoga ao familiar conceito de tao. Como foi adoptado na moderna cultura japonesa, o Karate está imbuído de certos elementos do zen budismo, sendo que a prática do karate algumas vezes é chamada de “zen em movimento”. As aulas frequentemente começam e terminam com curtos períodos de meditação. Também a repetição de movimentos, como executado no kata, é consistente com a meditação zen pretendendo maximizar o autocontrole, a atenção, a força e velocidade, mesmo em condições adversas.
A modernização e sistematização do Karate no Japão também incluiu a adopção do uniforme branco (dogi ou keikogi) e de faixas coloridas indicadoras da graduação alcançada pelo aluno, ambos criados e popularizados por Jigoro Kano, fundador do judo. Fotos de antigos praticantes de Karate de Okinawa mostram os mestres em roupas do dia-a-dia.




Karate Shotocan

A Origem do Tigre Shotokan
Se nos depararmos, pelo menos os praticantes de karaté shotokan, com o símbolo do tigre reproduzido na imagem acima, logo reconhecemos que é o tigre do estilo Shotokan.
Tal como alguns de vós, já me interroguei sobre a origem deste símbolo, daí ter pesquisado na Internet sobre a sua origem e significado.
Segundo as referências encontradas, o tigre foi pintado por um grande artista japonês, Hoan Kosugi. Este artista é considerado um dos maiores impulsionadores do karaté no Japão, tendo sido uma das pessoas que convencerão o mestre Funakoshi a transmitir os seus conhecimentos sobre esta arte.
Hoan Kosugi não só convenceu o mestre Funakoshi a ensinar Karaté, mas também o levou a escrever um livro para que deste modo os seus conhecimentos ficassem registados. É na sequência deste livro, “Karate-Do Kyohan”, que Kosugi pinta o tigre [Toro (tigre) No Maki (rolo ou enrolado)], o qual é oferecido ao grande mestre para servir de ilustração na capa do seu livro representando força e coragem.
Para finalizar as letras junto à cauda do tigre, que muitos se interrogam sobre o seu significado, são a assinatura do artista.  

quinta-feira, 10 de março de 2011

Significados

Rei- Saudação
Karate-Do-Caminho de mão vasia
Shotokan-Escoal de Shoto
Dojo-Local de treinamento
Sensei-Professor (a)
Kata-Luta imagimaria
Kem-Mão fechada
Shoto-Mão aberta
Rami-Quadriu Lateral
Mami-Quadri de frete
Morote-casado
Uquete-Devensor
Semete-Atacante
Comenasai-Coliçensa
Nocai-Entre
Kihon-Força do fudamento
Kimono-Uniforme
Karate Gui-Roupa de karate
Obi-Faixa
     Técinica
Waza-Técnica
Uke Waza-Técnica de defesa
Geri Waza-Técnica de chute
Chuto Waza-Técnica de mão aberta
Higi Waza- Técnica de cotovelo
Zuki Waza-Técnica de ataque
    Defesa
Uke-Defesa
Gedan Barai Uke-Defesa baixa varendo
Uchi Uke-Defesa media para fora
Soto Uke-Defesa media para dentro
Age Uke-Defesa alta
  Posição
Dachi-Posição
Zenkutso Dachi-Posição avançada , peso na perna da ferte ,60% na perna da ferte 40% na perna de traz
Kokutso Dachi-Posição recuada ,peso na perna traz , 70 peso na perna de traz , 30 % na perna da frente
Kiba Dachi-Posição do cavaleiro , peso do corpo divide-se  igualmente entre as duas pernas
   Chute
Geri-Chute
Yoko geri-Chute Lateral
Mawashi geri-Chute circilar
Mae geri-Chute pra frete

Filosofias Do Karate

Dojo-Kum (lema do local de trenamento)

            Portugues                                                                                  Japones
Esforçar pra a formção do carater                                       Jinkaku kansei-ni tsumuro koto
Fidelidade para com verdadeiro cominho da ração             Makoto no michio mamoku koto
Criar o intuito de esforço                                                      Doryoku no seishin o yashinau koto
Respeito , acima de tudo                                                       Reigi o omonzuru koto
Conter o espirito de agressão                                               Kekkino yu o-ishimuro koto

Estilo De Karate Shotokan

             Origem do Estilo Shotokan

Etilo SHOTO-KAN-SHOTO (pseudonimo com que o MESTRE FUNAKOSHI costumava assinar seus poemas em sua juventude) transcrito em caractere ocidentais e KAM (casa) foi fundado por GUCHIN FUNAKOSHI (1868-1957).
  Iniciou seu aprendizado aos 11 anos de idade , sendo aluno do renomados Mestre YTOSSO e AZATO , treinando extensivamente o SHURI-TE, hoje conhecidocomo SHORIN-RYU .
  O professor Funakoshi , considerado o PAI KARATE MODERNO , foi quem introduziu oficialmente o karate no japão em 1922 , através de uma memorável  demonstração no BUDO -KAM a convite do ministerio de educação japão . O estilo SHOTO-KAM  teve rápido conhecimento de descípulos que Funakoshi desiu criar em 1936 seu dojo (local de treinamento).
  O nome SHOTO -KAN surgiu no primeiro edifício de madeira que foi a primeira escola de GUICHIN FUNAKOSHI